terça-feira, 29 de maio de 2012

Game Of Thrones 2x09: Blackwater



Sangue+Lannisters = Episódio bom

Podem comemorar. Game Of Thrones conseguiu acertar pelo menos um episódio nessa segunda temporada tão fraca, chata e arrastada. A equação acima é bem exata. Bastou conseguirem um foco unitário para que a série demonstrasse seu verdadeiro potencial. É óbvio que não dá pra ter uma batalha dessas a cada semana (ninguém aguentaria), mas o dedinho do autor da saga no roteiro deu um sabor especial ao episódio. Os diálogos estavam afiadíssimos e, no meio de um banho de sangue colossal, conseguiram chamar mais a atenção. Grande feito.
Também não quero ser exagerada como alguns e dizer que esse é o melhor episódio EVER. Pisem no freio, mantenham o pé no chão e sejam muito cuidadosos com essa mania de eleger tudo como o “melhor ever”, especialmente em relação a essa temporada de GOT. O episódio foi bom, sim, mas não chego a colocá-lo como excelente ou impecável. Na verdade, não dá para esquecer nossas agruras desde o começo da temporada.
Fica fácil perder a medida da qualidade (e achar tudo maravilhoso) quando estivemos diante de tanta coisa mal feita nas semanas antecedentes. É lógico que um monte de mutilações e explosões com fogovivo são mais legais que 10 minutos (perdão, 10 segundos) de Jon Snow caminhando no gelo, indagando sobre o uso de seu próprio pipi. É lógico que as divagações de Cersei sobre seus filhos e família são mais interessantes que Robb se esfregando na enfermeira encardida e que o atual plot de Daenerys. Tudo está tão ruim e tão chato que ver cabeças esmagadas por pedregulhos e gente cortada ao meio com espadas é a coisa mais legal do mundo.
Como já está bem claro, eu gostei bastante do nível de violência do episódio. Foi tudo muito trash, mas no melhor sentido. Foi bom ver alguma ação real, um acontecimento concreto, porque muitas vezes, ficamos com a sensação de que o tempo não passa. O uso do fogovivo foi um lance bem legal, embora previsível e esperado por todos. De qualquer forma algumas explosões sempre ajudam a criar o clima de terror de uma batalha e nessa todo mundo estava torcendo contra a frota de Stannis, ou quase isso. Estávamos mesmo torcendo por Tyrion. Todo o resto podia arder e virar picadinho. Ninguém ligaria.
É desnecessário dizer que Peter Dinklage deu outro show. Ele foi da completa fragilidade ao lado de Shae à coragem insana de liderar um ataque. Em todas essas nuances é possível reconhecer a complexidade do personagem e só posso dar parabéns a quem o escalou pra esse papel. Não fosse por ele, talvez Tyrion fosse mais um perdido no meio de dezenas de nomes e histórias.
O engraçado é perceber que nem assim, cheio de bravura e dono de uma estratégia muito boa, ele será reconhecido. Talvez pelos homens que lutaram a seu lado, mas não pela família, afinal, bem no final Tywin chega com suas tropas para salvar o dia e evitar que Cersei chegasse a matar o próprio filho. Os louros e glórias da vitória em Blackwater não serão do anão.
Falando em Cersei, ela também esteve ótima no episódio, pontual em cada frase e cada expressão facial. Ela é do tipo que não se rende e mesmo guardando sua posição de dama, não deixa de agir e de impor seu destino em seus próprios termos.
Sansa, por outro lado, tem muito que aprender. Até acredito que ela seria uma boa rainha, dessas próximas do povo e cheias de carisma, mas rezar e cantar quando tem flechas voando pra todo o lado não resolve nada, de fato. O que mais gostei foi o diálogo dela com Joffrey, mexendo com os brios do rapaz e tentando jogá-lo no meio da batalha. Óbvio que o ego dele não supera sua covardia. Quando o momento crucial chegou ele correu e se escondeu.
Outro personagem muito bem utilizado foi Sandor Clegane (Dog). A movimentação dele parece estranha, em princípio, naquele embate com Bronn, mas depois, quando ele abandona tudo (e caga para Joffrey) tudo faz sentido. Qual a finalidade em se arriscar tanto por um rei que o trata literalmente como um cão? A única coisa que o separa totalmente da selvageria é a admiração por Sansa, que começa a compreender que a aparência dele esconde um protetor.
Para Stannis, a grande tomada de King’s Landing acabou sem sucesso. Não tem fumaça preta parida pela Melissandre que evite a ação do fogovivo e a chegada providencial de Tywin no momento mais crítico da batalha. Ainda não foi dessa vez que vimos a cabeça de Joffrey em cima de uma estaca de madeira, mas chegaremos lá. Ainda acredito nisso.
P.S* Curiosa para saber como o pipi de Lord Varys foi cortado fora.
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Raquel Alves disse...

*Cersei bêbada,  diva!! Sonsa tem muito que aprender com ela.
* "Half-Man, Half-Man, Half-Man" \o/  é  o Half-Man que manda nessa porra!! 

Sim, eu estava torcendo pelos Lannisters, menos o Joffrey!
Esse episódio não foi o melhor que vi na vida, mas o melhor de GOT, isso foi! Talvez tenha salvo a temporada que tava bem zzZZzzzz, pelo menos nos últimos 3 episódios.Que sequencia sensacional da explosão no mar, parecia filme, e o anão, foi foda demais, tudo que ele fez foi épico, pra mim no final a galera ia ergue-lo nos braços e declara-lo rei dos 7 reinos, mas logo ele será esquecido.
A cena final do Tywin chegando, (quanta testosterona aquele coroa tem, que é visível em 3s de cena), foi totalmente inesperada para mim, e eu gostei.Amei que 
Clegane tenha mandado o Joffrey e todo o reino dele se foder, o medo dele do fogo é maior do que qualquer gana por sangue, pena Sansa não ter fugido com ele, mas acredito que ela tenha um plano para vingar seu pai e se tornar uma assassina bem como o cão falou, que ela esteve cercada por eles a vida inteira.

Vanessa disse...

Foi o melhor episodio da temporada,isso sem duvidas.

Sou grande fã da serie e dos livros,mas tenho que admitir que tava tudo muito parado,mesmo sabendo que algumas coisas vão levar a algo interessante estava meio chato mesmo de se assistir,ler certas passagens é mais facil que ve-las na tv,mas tenho grandes esperanças pra proxima temporada,em especial porque vão dividir o terceiro livro em duas temporadas.

Vanessa disse...

Uma pergunta fora do contrexto:Camis,você não vai dá mais uma chance a Revenge?

Fernando Miaise disse...

P.S* Curiosa para saber como o pipi de Lord Varys foi cortado fora. [2]

Castiel disse...

Olha, por mais que eu tenha achado os dois caps anteriores muito borrings, eu discordo que a temporada esteja fraca ou chata. Os plots do Jon e da Dany não estão nenhuma maravilha, é claro, mas no livro eles conseguem ser ainda mais chatos nesse momento, então...

Se a gente for pegar a season 1, ela tbm não é de explodir cabeças em todo santo cap., e tem coisas lá que são bem mais chatas do que estão tendo nessa season 2. Os 5 primeiros caps da season 1 são super arrastados, ao contrário da season 2 - que mesmo ficando meio sem rumo no 6-7 caps, não chegou a ser exatamente ruim ou arrastada nos demais episódios. 

A season 1 teve como picos a morte do Ned, a morte do Viserys e a traição do Mindinho(e o nascimento dos dragões, mas isso só acontece lá no finalzinho). Season 2 teve parto macabro da Melisandre, teve Jaqen com 3 mortes, teve roubo dos dragões(ao menos lá no massacre do comecinho essa trama ainda estava interessante, sejas justos), e, claro, tivemos esse episódio - que foi praticamente um pico  de 50 minutos.

O problema está em depositar MUITA esperança na season 2 e esperar que Starks, Lannisters e cia. se quebrem no pau, Joffrey morra e tudo aconteça e seja finalizado logo na season 2. O andar da carruagem aqui é menos ousado, eu admito, e até pensei o mesmo após ler o livro 2, mas não chega à ser exatamente ruim ou chato. GoT ainda é uma série épica e incrível, que deixa 99,9 % das séries atuais no chinelo - e este cap. é a prova viva disso.

Enfim, conseguiram nos maravilhar com um orçamento de bosta e criar uma das batalhas medievais - se não A mais - épica da Tv americana. Pois é, não posso resistir e... bem, CHUPA ONCE UPON A TIME. 

Voltando....

Não é por nada Cams, até gosto bastante das suas reviews, mas acho que vc se deixou influenciar pela inercia da série nos dois últimos capítulos ao escrever esta review. Analisando o cap. em si, foi sim à cima do perfeito. Não sabíamos quem ia ganhar até os minutos finais - por diabos, não sabíamos nem quem ia sair vivo dessa fora do campo de batalha; ou quem mais não achou que a Cersei ia acabar envenenando a Sansa?(sim, eu li os livros, mas estou comentando analisando SÓ a série), e foi lindo ver que o personagem por quem mais torcíamos foi exatamente o que mais se ferrou nisso tudo(exceto pelo Stannis, ok). Minha única crítica foi que não especificaram, exatamente, quem foi que traiu o anão(embora isso seja dito no próximo cap., creio eu), e que a chegada de Jardim de Cima ficou muito rápida. Mas tirando isso, cap. 10 tanto de atuações, roteiros e, principalmente, direção. 

Ah, sim, vc perguntou, então responderei(afinal, vai saber quando o roteiro vai responder o mistério da castração do Varys, que no livro é relevado lá pelas bandas que a trama está mostrando a Mel parindo). Quem não quiser pegar spoilers, não leia à seguir:

- SPOILERS -

Varys conta que na infância foi um órfão em Essos(continente onde a Dany está), e que trabalhava em uma trupe de saltimbancos(espécie de circo medieval) pra não morrer de fome. Um dia, um homem misterioso pintou no circo e pediu pro dono vender o Varys por uma boa quantia de bufunfa. Varys foi vendido, assim, pro homem. Até que, uma noite, o Varys acorda e percebe que foi anestesiado, e que não consegue mexer parte nenhuma do corpo. O homem então corta as ''partes preciosas'' do Varys, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Joga tudo numa fogueira, começa a cantar em línguas estranhas, e as sombras no local começam à ''dançar'' - ou os mortos dançam na tenda, como quando Drogo tava quase morrendo, não lembro exatamente. No dia seguinte, Varys acorda e percebe que o homem fugiu e que ele, é claro, virou um eunuco. Moral da história: Nunca se venda para estranhos macumbeiros.

Raul Ribeiro disse...

Ótima review, Lady Camis :)
Achei mto digno terem focado o episódio inteiro só em Porto Real. Imagina se no meio da confusão, cortasse pra Jon Snow e Ygritte tendo conversas sobre órgãos sexuais? Eu tinha certeza de que a Casa dos Imortais fosse finalmente aparecer, mas ainda bem que guardaram pra finale, ia quebrar o clima da guerra.Sansa esteve possuidissima conversando com Tyrion "Vou rezar pelo seu retorno assim como eu rezo pelo de Joffrey" hahahahahh adoro a falsa cortesia, vou aplicar no meu dia-a-dia

Continuo não muito esperançoso com a série, tenho a leve sensação de que a finale vai ser boring, mas vou continuar assistindo mesmo assim.
Queria que OUAT tivesse o orçamento de GOT pra fazer castelos, ia ser épico.

Castiel disse...

A prova que a temporada não está ruim é que em quase todos os capítulos, mal percebemos o tempo passar.

Castiel disse...

Ah, sim, importante comentar: AMEI a Sansa toda trabalha na naja encubada. E as conversas dela com a Cersei, a Rainha Aliciadora de Menores(detalhe curioso: o primo Lancel que fode ela, nos livros, é menor de idade)? KKKKK Fiquei até esperando a Cersei soltar um ''- e na xoxota?'' pra Sansa XD

Raul Ribeiro disse...

Não entendi o "chupa ouat", que consegue com um orçamento ainda mais limitado que o da HBO fazer episódios ótimos com um roteiro muito bem elaborado. Se só os efeitos especiais ditassem a qualidade de algo, teríamos que concordar que Transformers é uma obra-prima do cinema, só que não.

No mais, bem colocado o seu texto, a temporada teve sim seus momentos marcantes. O nascimento do Sombra (que faz ponta no programa do Ratinho), por exemplo.

Castiel disse...

Me referia ao fato de GoT conseguir fazer uma batalha com um orçamento chinfrim um bilhão de vezes que qualquer batalha que OUAT teve. 

Só de eu lembrar da ''invasão'' da Snow White ao castelo da Rainha Má eu tenho arrepios, mas enfim...

Ok, GoT tem um orçamento MUITO maior que OUAT, isso é óbvio. Mas OUAT em nenhum momento conseguiu chegar ao dedinho do pé do que foi essa invasão do Stannis. 

Lucas Magalhães Melo disse...

Camis muito interessada nos pipis dos homens de Game Of Thrones, haha!

Mesmo vc falando que a temporada foi fraca e tal, sei lá, pra mim GOT é GOT e acabou, não existe uma série neste estilo que me chame a atenção que seja melhor que GOT, Game Of Thrones 4EVER, pra mim todos os episódios são "MELHOR EVER"! Se a faculdade me deixar vou tentar ler os livros até chegar a terceira temporada! E camis, dá uma chance pra Revenge! Kk

Raquel Alves disse...

Cadê meu comentário?
Nem falei besteira!

Yamila Audrey disse...

Raul, amiguinho, você está revoltz isso sim.
E você já aplica a falsa cortesia, seu mau.
xoxo :**
 

Markoz Z disse...

Até onde eu sei o orçamento de GoT não era possivel pra realizar a batalha da Água Negra e essa apenas seria narrada por Cersei e Sansa. A verdade é que 
 David Benioff e D. B. Weiss  convenceram à HBO a aprovar um aumento de orçamento possibilitando assim as cenas que vimos no episódio.

Castiel disse...

Sim, sim, eu tô sabendo. 

Li Magalhães disse...

Concordo com o colega acima.
Acho que a temporada está longe de estar fraca ou arrastada e GOT, para mim, já entrou no hall das melhores séries da década.
 
Em outra review você comentou que a adaptação estava ruim. Eu estou adorando as mudanças, que, aliás, só serviram para apimentar mais as coisas. E acredite, fizeram um excelente trabalho com as histórias do Jon e Dany, elas são chatíssimas no livro.

Outro ponto que discordo é que a Sansa tenha sido inocente ao ficar cantando e rezando enquanto o circo pegava fogo. Ela está consciente de toda a merda e usa esse artifício para acalmar o resto das mulheres que ameaçam entrar em desespero quando a rainha abandona a sala de refúgio, achei muito maduro da parte dela. E amo a dupla que ela formou com a Shae!

Ah, e o Cão não foge porque ele decide de uma hora para outra que não vale a pena servir o Joffrey, ele foge porque tem pavor do fogo, o irmão queimou seu rosto e ele tem esse trauma desde então. Acho que isso ficou claro mesmo para quem não leu os livros.

Thalles Andrade disse...

Camis espero que contem ao longo da próxima temporada como o Varys perdeu o pipi dele rsrsrs Você vai adorar saber, macabro ao extremo *-*