domingo, 21 de setembro de 2014

Sons Of Anarchy 7x02: Toil and Till


Quem sobreviverá (a Jax e Gemma)?

A grande pergunta que permeia a última temporada de Sons Of Anarchy foi feita logo acima. Esse é o questionamento que todos temos feito e que esperamos descobrir, já com a certeza de muitos óbitos no processo que guiará a descoberta de Jax (se é que ela acontecerá) sobre a morte de Tara.

Tenho pensado na possibilidade de a história “ficar por isso mesmo”, embora seja uma decisão bastante arriscada para os rumos da série, e que geraria em todos os fãs uma gigantesca frustração. O momento pelo qual temos esperado vem cheio de emoções guardadas. O maior dos filhos da anarquia contra a própria mãe. A mãe do clube. A mãe de todos. Com isso em mente, a rivalidade que existia entre Jax e Clay parece minúscula.

Nesse segundo episódio, creio que a teoria de alguns sobre Jax ter total consciência a respeito dos atos de Gemma cai por terra. A não ser que ele esteja armando um massacre de chineses para encobrir a vingança contra a verdadeira assassina de Tara. Pessoalmente, não vejo muito sentido nisso, embora o diálogo com August tenha deixado uma pulga atrás da orelha. “Se a emoção te diz agora, a razão tem que dizer depois”.

A impressão que fica é a de que Jax está no agora, pura e simplesmente, armando um golpe contra os chineses. Um golpe, diga-se de passagem, com o qual ele mesmo vai se dar mal, já que, no processo, acabou pisando no calo de Jury. Mais um aliado que se torna inimigo e, nesse caso, por pura burrice do pessoal do clube. Deixar aquela arma ali foi um risco desnecessário e que vai custar um preço bastante alto para a “velha nova visão” de Jax.

No meio desse bolo, podemos ainda misturar Nero, os Mayans e Barosky (nosso eterno Robocop!) que também vão entrar na guerra que se aproxima. Aliás, o prenúncio de tragédia e sangue nas ruas de Charming parece certo, afinal, os Sons Of Anarchy estão mexendo com muitos vespeiros ao mesmo tempo.
Ainda acho que a pendenga com Nero deve ser mais grave, até por questões emocionais, então já prevejo que Gemma vai se envolver, quem sabe, matar Nero para proteger Jax. Unser também não deve escapar de morrer pelas mãos de Gemma, afinal, ela já se ressabiou ao encontrar os arquivos da polícia no trailer, e Juice está no mesmo barco, tão logo ameace abrir a boca como única testemunha que conhece o real assassino de Tara. São apenas previsões pessoais, é claro e espero ser surpreendida. Com Sons Of Anarchy, meu maior desejo é estar errada e dizer ao fim da série: “Por essa eu não esperava”.

Como não podemos escapar, é preciso entrar no assunto familiar, com Wendy chegando firme para ocupar o lugar de Tara e, quem sabe, até voltar a ter um relacionamento com Jax. Nas cenas na casa de Gemma, o clima é estranho e não consigo parar de pensar no quanto Abel e Thomas serão adolescentes e adultos problemáticos. Vítimas do meio em que vivem e da ausência constante da figura paterna. Jax, afinal, não tem muito tempo para jogar uma bola com os meninos entre um estratagema e uma série de assassinatos. Por enquanto, o sonho de afastá-los dali pra terem uma vida melhor morreu junto com Tara.


Mesmo com tudo isso, a cena em que Jax abraça o filho e chora silenciosamente é linda e emocionante. Junto com a sequência em que ele desperta sozinho e olha para o lugar vazio na cama, a seu lado. Temos a noção do desespero, da solidão e do vazio na vida dele. Um contraponto importante para todas as ações truculentas que permearam os dois episódios iniciais e que devem fazer parte da justificativa de toda a trama na sétima temporada.

P.S*Maravilhosas piadas sexuais entre Tig e Ratboy. Esse namoro tem futuro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: