domingo, 26 de outubro de 2014

Sons Of Anarchy 07x06x07: Smoke 'em If You Got 'em/ Greensleeves


Dois episódios onde “quase” é a palavra mágica.

Ao assistir, em sequência, esses dois episódios de Sons Of Anarchy, percebi que existe uma palavra levando as tramas principais da temporada. Enquanto dezenas de pessoas morrem na parte externa do círculo, na parte interna convivemos com a cultura do quase. As coisas quase acontecem, as verdades quase são descobertas, mas no fim, ficamos na mesma.

O “quase” é a palavra mágica. O truque para que fiquemos presos e atentos ao que talvez aconteça, talvez não. O “quase” cria a dúvida e permeia o elemento surpresa, mas também frustra. Estou esperando pelo momento em que “quase” vai desaparecer e veremos consequências reais.

Até por conta disso e de estarmos no meio da temporada, os episódios apenas continuam trazendo a onda de matanças que está bem mais evidente esse ano, enquanto uma dezena de reviravoltas de dar nó na cabeça acontece, com alianças, desafetos, acordos sendo feitos e desfeitos e esse tipo de coisa. Confesso que cheguei a ficar confusa com esse tanto de informação nova, mas Sons Of Anarchy sempre foi assim, essa é a verdade.

Como fiquei duas semanas esperando para saber o resultado do cliffhanger com Juice e Gemma, não foi sem desgosto que vi o desenvolvimento do tema. Anticlímax total, embora não esperasse muito dos colhões de Juice. O que fica, em termos de novidade, é o medo em Gemma. É bom saber que, finalmente, ela está insegura. A personagem foi a que mais evoluiu em duas semanas e, sem sequer esperar, está cavando a própria cova, mostrando pânico quando não haveria motivo para tal e em sua confissão para Thomas, com Abel ouvindo tudo e registrando a informação para, em momento oportuno, revelar ao papai que foi a vovó quem destroçou o crânio da mamãe. Mas foi por amor, gente. E se foi por amor, tudo bem, né?

O único problema que vejo aqui é que a dupla mirim que faz Abel é pior em interpretação que algumas pedras. Dois menininhos ruins de demais, se me permitem dizer e que podem destruir o impacto dessa revelação. Eu teria preferido que Gemma matasse todo mundo na cabana, pois aí ela teria que justificar tanto desespero. Só que ela é realmente esperta. Prevenida sim, mas precipitada, não. A morte de Tara deve ter ensinado umas coisinhas à Gemma, afinal. Melhor esperar um pouco antes de sair matando geral.
Claro que, além de Abel e Juice, também podemos contar com Nero nessa equação. Talvez ele descubra e revele. Nero está doido para fugir dali, com toda a razão, mas ele sabe que não e tão fácil. Só vai facilitar mesmo quando ele descobrir que sua amada Gemma é a raiz do problema. Não importa onde ela esteja, o problema a seguirá.

Depois de assumir que é, de fato, covarde, Juice se entrega ao Mayans e vai tentar se redimir com o clube por ter cometido o grande erro de revelar uma informação estratégica a Nero. Fiquei torcendo para que ele fosse mais esperto e falasse algo naquele armário, mas acredito que ele pode estar numa trama melhor agora. Dentro da cadeia para eliminar Lin, o homem que ele sabe – aliás é o único a saber – que não matou Tara. Será que para isso ele terá coragem?

Para Jax, essa presença na cadeia, com a facilitação de Tully, parecia um momento de definição que antecede a calmaria. Ele só não contava com a retaliação de August Marks que, afinal, está cansado dos joguinhos do clube. Quem sofreu nessa foi Bob, que não sabemos se sairá vivo ou se a tortura com olhos sendo arrancados e enviados com brinde era só um aviso que terminou com o clube desfalcado em mais um membro.

A cada dia que passa, ou melhor, a cada episódio, o número de presentes nas reuniões da SAMCRO vai caindo e se Gemma não tivesse mantido a calma na cabana, em um episódio seriam mais quatro eliminados. Mas estamos somente no meio da temporada final, então a qualquer momento podemos ter novas baixas, afinal, como Bob disse muito bem, “a merda ferve nos intestinos de Jax”. Ferve e explode para todos os lados, se me permitem dizer. Usar o coração para decidir não tem sido lá uma muito inteligente ou os resultados seriam bem diferentes.

P.S*Bacaninha a participação de Lea Michele. Diálogos com Gemma serviram para trazer um lado mais humano da personagem, que apesar de ser estopim de tudo o que há de errado, tem debatido suas decisões com a própria consciência
.
P.S*Wendy ainda ama Jax, blá, blá,blá. Papo besta e que não cola.

P.S*Tig provocando Unser e acariciando sua carequinha!

P.S*Linda cena de "suicidio" em Greensleeves.


P.S*Desculpem pela demora e pelo acúmulo de episódios na review. Muito trabalho e pouco tempo resultaram nisso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: