domingo, 30 de novembro de 2014

Sons Of Anarchy 7x11: Suits of Woe


Dia da verdade.

Se você, assim como eu, passou dias e dias conjecturando sobre como Jax descobriria sobre a morte de Tara, sempre escolhendo apenas uma opção na enquete, chegou a hora de assinalar “todas as alternativas”. De um jeito lindo e sinfônico, cada pedaço da melodia foi se juntando e formando a canção inteirinha.

Abel, Wendy, Unser, Juice. Todos foram peças fundamentais na construção da verdade. Jax não sabe o que motivou a mãe e ser tão cruel e estúpida, mas não importa. No fim, a razão de Gemma ter feito o fez é banal, não importa em que luz tentemos colocá-la. Jax, ao perceber isso, também percebe que suas ações e reações desde então, vem da mesma banalidade e da mesma estupidez. Nada faz sentido diante de tanta destruição.

Esse foi mais um episódio memorável da temporada final e três atores estavam especialmente emocionais e deram um show. Charlie Hunnan (é claro), Jimmy Smiths e Theo Rossi. Bato palmas para todos. Raramente chorei com um episódio de Sons Of Anarchy, embora essa seja uma série que desperta sensações. Acho que ficamos mais no medo, na ansiedade e na adrenalina das cenas de ação, mas dessa vez, a desolação desses três homens foi mostrada com profundidade.

 Nero, que só encontrou o caos desde seu encontro com o universo de SAMCRO, teve o choro da decepção. A relação dele e Gemma é verdadeira, apesar de ela ser como é. Juice chegou a um beco sem saída e encarou seu destino com a dor e a serenidade de quem já não tem mais o que fazer a não ser esperar para morrer.

Jax mostrou uma lucidez jamais vista. A lucidez que ele deveria ter tido há muito tempo. Ele teve que ver o filho destruído psicologicamente para ganhar alguma perspectiva, para aprender a pensar primeiro e a agir depois. Dessa vez, ele investigou e chegou a uma resposta medonha e nada agradável. Dessa vez ele viu de perto o que Tara sempre quis evitar e não conseguiu. Dessa vez ele e todos ao redor perceberam o que nós, que temos a visão privilegiada do espectador, já sabemos há anos. Juice disse muito bem. Gemma é a guardiã de todas as verdades. Gemma é a causadora de todos os males.

Apesar disso tudo, Jax ainda ama a mãe. A mulher que sempre quis filhos e fez tudo por ele, com erros e acertos. Não dá para dizer que Gemma não é uma mãe dedicada e uma avó protetora. Ela é. E é até demais. Passa dos limites, deseduca, idealiza um futuro de perigos para quem ama, só para poder continuar a agir como age. Não é possível que depois de tudo ela ainda ache normal ou saudável que Abel esteja perto do clube. “para quando você for membro” ela diz, ao entregar o anel do avô para Abel. Tudo o que esse garotinho não precisa é isso, nesse momento.

A morte para Gemma seria uma saída fácil. Pensando bem, se Jax a deixasse isolada da família e do que ela mais ama a punição seria lenta e dolorosa. Depois do que Nero disse, não acho que ele chegue a matar a mãe, mas os dois vão se encontrar, podem ter certeza e o encontro vai ser super impactante.

Nos dois próximos episódios veremos o rumo que as coisas irão tomar, mas se Jax seguir o que prometeu, fazendo tudo certo, ele deve ser expulso ou deixar o clube por espontânea vontade. Talvez Chibs seja o próximo presidente, talvez os Sons Of Anarchy de Charming encontrem a extinção. Nossa única certeza é de a saga de Kurt Sutter tem tudo para ter um dos finais mais épicos da história da TV.

P.S* E depois de tudo, Gemma ainda tem uma legião de amigos e cúmplices. 
P.S* Cena de fuga e perseguição com jax e policiais ao som de jazz: incrível!
P.S* "Não sou nada além de um cuzão". Juice mostrando humor negro e amargura perto do fim.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: