sexta-feira, 17 de abril de 2015

Grey's Anatomy 11x20: One Flight Down



Um pouco de sal nas velhas feridas antes de abrir as novas.
Se você, assim como eu, achou que essa semana veríamos a resolução para o repentino sumiço de Derek, a Showrunner Que Não Deve Ser Nomeada tem um recado: Enganei o bobo na casca do ovo!

Não que o andamento das coisas seja, de fato, surpreendente, afinal, Grey's Anatomy tem muitos dramas cozidos em banho maria, mas fica aquela impressão de que talvez, quem sabe, lá no fundo, a equipe de roteiristas gosta de sacanear o público. E essas pessoas fazem disso uma arte. Levam a sério a tarefa de enlouquecer o fã ao desenrolar sem nenhuma pressa esse cliffhanger.

Se eu achei ruim? De jeito nenhum. O segredo das boas séries é gerar interesse, curiosidade, nos fazer duvidar. E Grey's está levando isso bem nesse ano. Não tem como não elogiar o trabalho em  One Flight Down, episódio em que revivemos alguns momentos de terror junto com Meredith, Arizona e todo mundo que, de alguma forma, foi afetado pela queda daquele avião, naquele episódio que uns amam e outros tantos odeiam.

Incrível como aquelas cenas ainda são poderosas. O foco maior ficou em Meredith em sua busca por Derek, com alguns momentos para Arizona e até Cristina. Houve, ainda, a esperteza de falar de Lexie e Sloan, mas nunca mostrá-los. A morte de ambos teve um impacto bem negativo entre o público da série e tiveram a decência de não voltar no assunto. Por isso, inclusive, há inteligência no andar da trama, que atualiza boa parte dos novatos nesse caso marcante do passado recente e faz excelente paralelo com a queda no pequeno avião, evento tão narrado por Richard. Mesmo depois da explicação dele fiquei sem entender a insistência em falar no que viu e viveu (ou não), mas tudo bem. Acho que ele expressou uma reação natural de quem viu algo terrível tão de perto.

Vale notar, contudo, que Meredith e Arizona, que são vítimas reais, preferiam nem lembrar ou citar. Buscaram refúgio e conforto como puderam, tentando ter um dia "normal" sem deixar que o trauma as afetasse. Para Arizona, foi ainda a hora da revelação sobre Karev. Finalmente. Pelo menos dessa vez espero que não tenhamos de aturar 2 anos de mimimi, porque nós e Callie já sofremos tudo o que era possível. Aliás, lembrar que Callie foi uma fortaleza naquela época demonstra o quanto Arizona se perdeu nesse tempo e ainda hoje busca recuperação.

Meredith, por sua vez, vive a procura por Derek em meio ao terror de outras pessoas. Sei que se passaram poucas horas, mas ainda assim, ela é a pessoa mais "tranquila" do mundo. No lugar dela eu teria acionado polícia e hospitais muito, muito antes, afinal, o instinto também conta e raramente erra. A pergunta do momento é: há coragem de matar Derek? Eu não afirmaria que não. Creio que tudo pode acontecer, então, permaneço à espera de novidades.

A história com Stephanie me incomodou bastante, por todos os motivos profissionais explanados por Amelia. Era surreal ver uma médica agindo feito louca, incomodando uma paciente daquela maneira agressiva, por causa de um conto de fadas que até existia, mas que era mais necessário para Stephanie do que para qualquer outro envolvido. Ficou bem forçado e bem fora da realidade, se me permitem a observação.

E é claro que Owen e Amelia não poderiam seguir com facilidade. Esse homem só arruma complicação e mulheres que querem fugir de algo mais sério. Entendo as razões de Amelia e as dele também, ao dizer que não aguentaria sofrer novamente, mas esse relacionamento passivo-agressivo não parece um bom caminho, assim como o da desistência. A verdade é que os amores de Grey's Anatomy sempre moveram a série e estamos num momento em que nada de tão interessante acontece nesse setor. Mais amor, menos tragédia. 

P.S* Ok. Um pouco de tragédia, que a gente também gosta!

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

João Paulo disse...

Esse episódio foi bom, concordo contigo Camis, a história da Stephanie foi forçado mesmo. Eu fiquei com a impressão de que ela quer matar o Derek (aquela parte dele querendo mais um filho e feliz com a vida dele, cara isso é premonição de morte) mesmo, provavelmente o ator pediu para sair da série ou algo do tipo, eu espero estar errado. Outro que pode passar dessa prá melhor pode ser o Richard, ele estava muito feliz por ter escapado da morte certa no hospital. Eu acho que o season finale vai ser tenso. Sobre Owen e Amelia, achei complicado os dois agora, gostaria de ver algo como Owen e Torrez, mas acho que não vai rolar, então prefiro que a Amelia dê um jeito em suas questões e volte prá ele.